terça-feira, 25 de outubro de 2011

Adequações Curriculares - "Compartrilhando" proposta de formação

Uma das atribuições do professor regente de SAAI (Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - SP) é, junto com a equipe de gestão, promover ações de formação para a equipe escolar, com foco nas práticas inclusivas. 
Pensando nisto, destinamos um espaço semanal em nossa rotina de formação (chamada de JEIF - Jornada Especial e Integral de Formação) para estudarmos questões relevantes ao tema. "Compartrilho" com vocês aqui, uma dessas propostas. Foco: Adequações curriculares para alunos com Deficiência Intelectual.
 
Pensando em adequações/adaptações curriculares
 
1 - Observe esta atividade
 
NOITE DE SÃO JOÃO
Vamos ver quem é que sabe
Soltar fogos de S. João?
Foguetes, bombas, chuvinhas,
Chios, chuveiros, chiando,
Chiando,
Chovendo
Chuvas de fogo!
Chá – Bum!
LIMA, Jorge de. Noite de São João. In: Poemas. RJ: Record. 
l 
* Sobre o que o poema de Jorge de Lima nos fala?
l
l* Qual é o som que se repete no poema?
l
l* Vamos ler novamente o poema em voz alta. Que efeito de sentido a repetição do mesmo som dá ao poema?
l
 
In: Cadernos de Apoio e Aprendizagem – Língua Portuguesa, Volume 2, 5º ano, p. 63.
 
2 - Questionamento aos professores: Para uma criança com Deficiência Intelectual Leve, o que é possível propor de adaptações? 
 
3 - Após a discussão da questão anterior, apresentamos as sugestões abaixo.
 
Sugestões para adaptar esta e outras atividades... 
 
lSOBRE O QUE O POEMA DE JORGE DE LIMA NOS FALA?
l
(   )   (   ) (Alternativas e imagens)
l 
 
QUAL É O SOM QUE SE REPETE NO POEMA?
(   ) “CH” (   ) T (   ) M
l 
VAMOS LER NOVAMENTE O POEMA EM VOZ ALTA. QUE EFEITO DE SENTIDO A REPETIÇÃO DO MESMO SOM DÁ AO POEMA?
l
- QUESTIONAR SE JÁ PERCEBEU, JÁ ESTEVE PRÓXIMO QUANDO ESTAVAM SOLTANDO FOGOS E SIMILARES, LER COM CRIANÇA, SOLICITANDO QUE ELA REPITA AS PALAVRAS, MARCAR BEM, DURANTE A LEITURA, O SOM DE “CH”, MOSTRANDO QUE DÁ O EFEITO DOS FOGOS QUE CHIAM ENQUANTO SOLTAM AS “CHUVAS”.
 
4 - Relacionando com o RAADI - Referencial sobre Avaliação de Aprendizagem  na área da Deficiência Intelectual (Documento oficial de Adequação curricular da rede municipal de São Paulo - em breve postarei mais informações)
 
(   ) P50* - Vivenciar de forma concreta o uso de metáforas;
(   ) P65 – Apreciar poemas lidos ou recitados;
(   ) P34* - Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos constitutivos (data, horário, nome, imagens, setas, títulos, subtítulos, ingredientes) da organização interna de um gênero (bilhete, lista, receita, notícia, trova, poesia);
(   ) P11* - Recuperar informações explícitas mesmo que através de palavras-chaves ou marcas tipográficas;
(   ) P7 – Explicitar a ideia principal (o que o texto fala do assunto tratado?). 
 
Alguns aspectos importantes para o aluno com Deficiência Intelectual
 
  • vConseguir a atenção do aluno antes de iniciar uma instrução;
  • vFocar a atenção, dando prioridade aos objetivos que deseja ensinar;
  • vApoio visual – imagens;
  • vCriar situações e formas mais concretas possíveis;
  • vVariar materiais e exemplos;
  • vDividir as tarefas em partes, aumentando as dificuldades gradualmente, respeitando o ritmo do aluno.
l
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário