terça-feira, 25 de outubro de 2011

Compartrilhando experiências

Apresento aqui, uma sequência didática realizada com uma de minhas turmas de AEE. Esta sequência foi elaborada a partir da minha participação em um curso oferecido pela Secretaria da Educação do Município de São Paulo: Natureza e Sociedade - propostas de Metodologia Investigativa (oferecido em 2010).

Tema
Movimento Humano e Copa do Mundo

Grupo atendido

Grupo de 6 alunos da SAAI – sendo 4 com laudo de Deficiência Intelectual Leve e 02 em avaliação.
Destes 3 são alfabetizados e 3 apresentam as seguintes hipóteses de escrita: 1 silábico-com-valor e 2 silábicos-alfabéticos.
Três frequentam o 6º ano (5ª série) e três frequentam o 5º ano (4ª série).

Objetivos

Para o aluno
  • Identificar as partes do corpo humano que possibilitam nossos movimentos (Ciências, 4ºano).
Para a professora
  • Aplicar a metodologia investigativa em contexto de SAAI, investindo em procedimentos de pesquisa e leitura.

Etapas da Metodologia Investigativa

Contextualizando: No início do ano fizemos um levantamento com o grupo de assuntos que poderíamos estudar na SAAI... E um dos temas foi “Copa do Mundo”.

Sensibilização: Explorando a fotografia e o logotipo da copa.
Questionamento e Levantamento de hipóteses: 1 - Quais partes do nosso corpo estão envolvidas quando nos movimentamos?; 2 - Observação: Analisando diferentes atletas em movimento.
Vivência: Realizando diferentes movimentos (imitando jogadas de atletas).
 

Hipóteses: Desenhando o corpo em movimento e as partes que supomos estarem envolvidas ...

 
 

Pesquisas: Manuseando, explorando diferentes portadores textuais e buscando as informações solicitadas e o confronto de hipóteses.


Sínteses: Oral e escrita, coletiva e individual 
Atividades Complementares: foco na alfabetização.


Considerações Finais

Foi muito interessante trabalhar com a metodologia investigativa em SAAI. É um contexto diferenciado, com objetivos específicos e um atendimento focalizado nas necessidades individuais dos alunos, mas é possível a utilização desta metodologia.
No entanto, é preciso considerar que os alunos com NEE necessitam de mais recursos e tempo e/ou atividades para conseguir se apropriar da metodologia (procedimentos) e conhecimentos trabalhados.
Mas, seus avanços são significativos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário